segunda-feira, 13 de junho de 2011

Recado da professora

Semana passada, um aluno me surpreendeu revelando seu lado poético. Sugeri a criação de um soneto como tarefa de casa, após uma aula sobre o período literário Barroco. Esse aluno, muito querido e que está conosco desde a 2ª série, chama-se Filipe Marson. Vamos apreciar seu poema.

O que eu fiz foi errado

Meu amor é maior do que o mundo
Sei que sou um pouquinho abusado
Mas se não estivesse empenhado
Todo esforço seria perdido.

Mexeste com um garoto tímido
Partiste meu coração mal amado
Tens me feito um despedaçado
Mas leste o meu mísero recado?

Perdão por não ter te convidado
Com certeza não foi boa ideia
Espero o seu perdão delicado.

Mesmo sentindo-se abandonada
E embora o que fiz seja errado
Você sempre será minha amada.

[FILIPE MARSON – Curitiba/2011]


O que é soneto?
De origem italiana, introduzido na época renascentista, é um gênero textual que se constrói com ideias e sentimentos e também por meio do emprego de forma fixa. É um dos mais populares poemas: compõe-se de catorze versos, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.

Avisos aos alunos:
• As datas das últimas provas do semestre já estão disponíveis na aba Provas e Trabalhos.
• Os textos da 6ªA logo serão publicados na seção Redações 2011.

Professora Suzana

Nenhum comentário:

Postar um comentário