terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Última vez em 2010.




É pessoas, 2010 está acabando. Todos nós passamos de ano - creio eu que todos ^^ - e agora só podemos seguir em frente. Muitos momentos que tivemos nesse ano, foram especiais. Como quando ganhamos tudo na semana cultural - menos ping pong e o futebol feminino, mas isso não vem ao caso -, quando os meninos decidiram ter um time só deles, com um nome bem característico e exótico. Quando tivemos aulas no período da noite com a nossa querida professora de Química. Quando pudemos mostrar a todos que o Barão pode alcançar sim o Militar, pois ganhamos o concurso, não levo apenas como se eu tivesse ganho, mas sim todos do 1° D. E outros momentos mais. É claro que tivemos nossos momentos ruins, como quando o Arthur saiu da escola deixando um " buraco " tanto no nosso time quanto nos corações de seus amigos. Como quando tacaram sopa em mim e nos meus amigos - hoje dou risada disso. Mas na minha opinião, o momento mais especial neste ano, foi o dia em que criamos o blog. Mostramos a todos - mais uma vez - o quanto nossa sala pode ser unida e determinada, e assim tivemos aprovação e reconhecimento. Claro que nem todos gostaram do blog, como vimos há alguns que são contra a nossa iniciativa, mas o mundo é feito de críticas e todos que se destacam, recebem-nas - até Albert Einstein foi chamado de louco quando quis expressar suas teorias... Por isso, meus amigos, não deixem de ser essas pessoas extraordinárias que são, apenas por receberem uma opinião negativa, continuem lutando pelo que acreditam, continuem sendo vocês mesmos.

Gostaria de agradecer em especial a Professora Suzana, aquela que nunca deixou de acreditar em nós. A pessoa que esteve a frente neste blog. Nossa eterna representante, que sempre nos incentiva a sermos os melhores. Muito obrigada Professora Suzana Morita, você não é apenas uma grande professora, mas também é um grande pessoa, uma incrível mulher, quase uma segunda Zilda Arns ( risos ).
Agradeço a todos os alunos e alunas do 1°D, por terem provado o nosso valor e por serem esta incrível classe que são. Muito obrigada.

Bom é isso. Um feliz Natal a todos e uma entrada de Ano cheia de harmonia, felicidade e paz.
Vejo- os ano que vem!!
Kissus Su-chan.


É CAMBADA!! ESTAMOS OFICIALMENTE DE FÉRIAS!!! O blog só volta ano que vem!! TCHAU!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Perfil do Diretor!

O último texto deste ano só poderia ser a entrevista com o profissional que atua como figura central do nosso Colégio. É a pessoa que recebe os elogios pelas conquistas de uma gestão bem sucedida, mas também, nos momentos de fracassos, é a mira preferida das reclamações.
Enfrentando as pressões do cotidiano escolar, consegue administrar com competência o limitado orçamento, proporcionando um ambiente agradável e seguro para o Barão.




1. Nome:


Pedro Billó.


2. Idade:

55.


3. Estado civil:

Casado.


4. Há quanto tempo é professor?

30 anos.


5. Cite os momentos marcantes de sua carreira.

Quando fui eleito Diretor em 25/10/1997.


6. Em que ano tornou-se diretor do Barão?

Eleito em 25/10/97 e no cargo a partir de 01/01/1998.


7. Quais eram suas metas para a escola, na época?

Transformar a escola num ambiente agradável, ver todos com igualdade,compartilhar as conquistas, fazer do trabalho algo gostoso e não apenas obrigatório.


8. Quais metas realizou durante sua gestão?

No aspecto físico foram adequados muitos ambientes, adquiridos equipamentos pedagógicos e administrativos,reestruturada a rede elétrica e conservada a estrutura do prédio.


9. O que pretende alcançar ano que vem?

Cobertura da quadra de esporte, mudança da biblioteca, reforma do telhado do prédio,substituição da grade da frente e contar com o grupo maravilhoso de professores e funcionários que temos atualmente.


10. Deixe uma mensagem aos alunos, professores, funcionários e pais.

Este espaço é tanto meu quanto seu, portanto, colabore com aquilo que é nosso.




Despedimo-nos de todos que nos acompanharam durante os primeiros seis meses do Blog. Muito obrigada pelo carinho, pelas críticas e principalmente, através deste projeto, pelos laços estreitados com os alunos. Acompanhar o crescimento de um ser humano, ajudar na sua realização, isso não tem preço.

Professora Suzana

sábado, 11 de dezembro de 2010

Quase despedida...

Gente, estes podem ser os últimos perfis que vou colocar este ano...

Bom, vamos nessa então. Como são 3 perfis, eu colocarei as perguntas e depois as respostas de todos. Ok??

Nome completo:

Katlyn Bogado Muller. = K
Lucas Chagas. = L
Matheus Felipe Skroski. = M

Idade e data de nascimento:

K: 15 anos - 22/05/1995.
L: 15 anos - 04/12/1995.
M: 15 anos - 13 /05/ 1995.

Você gosta de ler? Se sim, recomende um livro.

K: Sim, gosto. Mas vou começar a ler mesmo é agora. O livro que eu indico é a trilogia " Beijada por um anjo " entre outros.
L: Não...
M: Gosto de ler o que me interessa, dificilmente leio livros.

Que tipo de músicas você escuta?

K: Pop rock ( menos Justin Bieber e COLORIDOS )
L: Rock e Reggae.
M: Indie-rock, punk- rock, hard-rock e um pouco de hardcore.

Pratica um esporte? Quais?

K: Não.
L: Sim, ando de Skate.
M: Nenhum, acho desnecessário.

Diga- nos um Hobby:

K: Dormir.
L: Dormir.
M: Sair à noite com amigos...Mas odeio balada, festa e afins.

Algo que detesta:

K: A música AMENO de Era.
L: Estudar.
M: Futebol, Carnaval e fanatismo.

Algo que adora:

K: NX Zero.
L: Andar de Skate.
M: Escutar música, silêncio e inverno.

Um objetivo para o seu futuro:

K: Me formar em medicina.
L: Ser engenheiro mecânico.
M: Me formar em direito ou engenharia e começar minhas aulas de baixo.

Uma frase:

K: " A vida é como o tempo, passa e não volta atrás."
L: " Eu não sou mais inteligente que o presidente."
M: " O que quiser irá tocar, somar a vida. " ( 3sadq- Eu, Tkezo, Dostoiévsk e Você )


Deu pra entender certinho??
Gente, não vou postar o Perfil do Diretor infelizmente, parece que terão algumas mudanças nele.
Bom até breve, onde provavelmente seja o meu ÚLTIMO post do ano de 2010.

Kissus Su-chan.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Minha despedida ...

Bom gente, encerro por aqui a minha caminhada no blog!

Quero desejar a todos que ficaram de recuperação, boa sorte nas provas finais e a todos que já saíram de férias, um bom natal e um próspero ano novo.!

Quero deixar aqui, gravada, minha gratidão à professora de português Suzana, que deu continuidade nos ensinamentos de gramática, (que por sinal é muito difícil, haha) e que teve muita paciência conosco, agradecer também a ideia maravilhosa que ela teve de criar esse blog!

O mesmo colaborou muito para com a nossa escrita e nos fez criar responsabilidades que antes, não tínhamos (ou tínhamos, mas poucas), nos fez criar o hábito de sempre escrever com palavras corretas, e postar nos dias certos para o agrado de todos os leitores!

Claro, passamos por momentos difícies no blog - pessoas que nunca valorizaram o nosso empenho - mas essas pessoas nem merecem nossa atenção, nem devemos nos estressar com elas!

Bom pessoal, é isso, eu tinha muitas coisas pra dizer, mas não existem palavras cabíveis para descrever tudo que senti ao participar desse projeto lindo!

Beijos para todos, até ano que vem! Maynara

Mais gente no Blog!!

A pedido de nossa professora Suzana, nós, Guilherme Cambauva e Kathleen Francis Rickert, estamos participando do blog com uma ideia que é o ‘Ela diz, ele diz’ e também a pedido de nossa professora o tema do post é sobre o Amor.


Ela diz: Aaaaah o amor. Um sentimento do qual não é muito fácil falar. Na minha opinião, esse sentimento é diferente pra cada um; cada um tem a sua forma de amor. Talvez eu esteja errada, mas analisando bem os fatos, se percebe o que estou dizendo.
Paqueras, ficadas, namoros, traições, desilusões... o amor é composto por muito mais coisas do que imaginamos, e nem sempre é benéfico. Acho difícil encontrar alguém que nunca sofreu por amor, afinal nele, não são tudo rosas, existem os lados ruins, infelizmente.
Quando se tem um amor, as coisas ao redor mudam, você muda, chega até a ser estranho, sim. Você começa a cometer alguns atos involuntários, começa a ter ciumes demais, as vezes não, mas na maioria das vezes. E o mais importante: quase sempre está explodindo de alegria, claro, quando esse amor é recíproco.
Quando não se tem um amor, sente-se que algo está te faltando, para você ser completamente feliz.
E não é preciso ficar a procura desse amor, claro. Na verdade, eu sou a favor de que as coisas acontecem quando elas tem de acontecer, quando é a hora. "O que tiver que ser será". E finalmente, quando tudo acontecer, só precisamos fazer tudo certo, pra que permaneça, bem e confortável, completando aquela parte vazia, de quando o amor não tomava o seu coração.

Ele diz: Ah, o amor. Como Ela disse algo que é difícil de falar. Bom na minha opinião esse sentimento transforma cada pessoa, tanto os meninos quanto as meninas. Quando se tem um amor, seu “mundo” gira em torno daquela pessoa. Também quer saber se esta pessoa esta bem, com quem ela está, o que está fazendo, o tempo todo.

Mas como o amor não é composto só de coisas agradáveis como saber que a pessoa amada também sente a mesma coisa por você, que vocês poderão ficar e/ou namorar por um longo tempo. Ele também tem seu lado ruim, quando você descobre que a pessoa amada não gosta de você, mas gosta de outro, um amigo ou uma pessoa qualquer. E quando você vê essa pessoa ficando com outra, você simplesmente quer sumir do mundo ou ir para algum lugar em que ninguém possa te achar.

Mas claro, como sabemos o amor não é algo que se você procurar acha, ele acontece por acaso, pode ser que você ame uma pessoa à primeira vista ou só depois de conhecer ela bem aprofunda, não se sabe, pode ser também por conta de outras pessoas que ficam te zoando com uma certa pessoa e no final você acaba realmente gostando dessa pessoa. Algo que eu tenho certeza é que quando estamos amando alguém, uma parte de você se sente em paz, fica com um sorriso na cara e o coração bate forte quando vê essa pessoa, dorme bem se sabe que ela esta bem e você fica meio que “anestesiado” com esse sentimento.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Trabalho de Recuperação

A pedido dos alunos do 1ºD, deixei na aba "Provas e trabalhos" o roteiro da pesquisa sobre o Arcadismo para os que estão em Recuperação. A data de entrega é 14/12. As notas da prova realizada hoje também estão naquela aba.

Professora Suzana

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sugestões...

Olá, hoje resolvi postar algo nacional, suéteres é uma banda de indie rock.



Caso tenham gostado da música, neste site está o download de todas as músicas deles DE GRAÇA. É só ir na parte de ''As faixas mais tocadas'' e clicar em download gratuito ao lado: http://www.lastfm.com.br/music/Su%C3%A9teres.

E aqui está um texto informativo sobre as verdades e mitos sobre a música ''emo''. Um texto bem elaborado e interessante para quem gosta de música http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/02/412559.shtml.

Por hoje é só, boa semana a todos.

O último conto

Com a chegada do final do ano que coincide com o final do ano letivo, começamos a nos despedir de vocês. Queria registrar que as alunas que cuidaram do Blog foram muito independentes e livres para publicar o que queriam. Entre elas houve muito respeito e apesar de pertencerem a grupos diferentes da sala, não houve um incidente qualquer de discussão ou guerra de egos. Atribuo isso à maturidade.
Na aba intitulada Redações, estão os últimos textos dos alunos. E queria dizer que todos que os fizeram, dedicaram-se com afinco, escrevendo o melhor texto que pudessem, pois para eles, texto é coisa séria. Abaixo está um aperitivo - um dos contos que está na seção Redações.
Professora Suzana

Em uma pequena cidade do interior do Paraná, nascia uma menina chamada Nubia. Filha de agricultor, era a terceira filha de uma simples e humilde família.
A educação era rígida e o casal, vendo os filhos crescerem, decidem se mudar para a capital - Curitiba - em busca de um melhor emprego e uma educação de qualidade para seus filhos.
Como todo novato, sem muito dinheiro em uma cidade competitiva, alugam uma pequena casa na periferia. A princípio, passaram algumas dificuldades, mas com o passar dos anos foram se estabilizando. Não tinham uma vida de luxo, mas o pouco que tinham era o suficiente para ter uma vida agradável. Porém, a educação continuava rígida. Palmadas, palavrões, tapas, puxões fortes de cabelo eram represálias às coisas erradas que a criança fazia.
Nubia cresceu, tornou-se uma jovem problemática e usuária de drogas leves. Tinha depressão e não se sentia amada por sua família. Com o passar do tempo engravidou.
Certo dia resolveu contar para seus pais o que havia acontecido.
Humilhação...
Sentindo-se mais triste que o normal, decidiu dar um basta em tudo. Passou a noite sentada em sua cama, foi em direção ao banheiro e pegou uma caixa de remédios de tarja preta. Tomou os comprimidos. No dia seguinte foi encontrada em um sono profundo, talvez em um lugar bonito onde houvesse compreensão.

Michele.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Perfil !!! \o/

Haha! Voltei com os perfis de todos que trabalham no Barão.

Hoje é de alguém muito especial para todos nós. Aquela pessoa que nos apoia quando nos acontece algo constrangedor ou desagradável, a mulher que libera a quadra para os nossos craques jogarem ( está certo que agora ela não anda fazendo isso =/ ). A incrível pessoa que coloca aquele colégio nos trilhos. Ela, com seu grande coração, administra a nossa instituição de ensino com sabedoria e garra. Neste dia, conheceremos um pouco mais sobre esta maravilhosa humana, a presente e insubtituível Diretora Izabela Ceccato de Lima Baggio.
( este perfil foi feito por mim ^^ )


1 Nome:

Izabela Ceccato de Lima Baggio.

2 Idade:

Quase 37... ( risos )

3 Estado Civil:

Casada.

4 Há quantos anos é professora?

Vixi....29 anos....

5 O que a levou ser professora?

Eu fiz magistério, sempre quis ser professora. Na verdade, quando saí do Sagrado, fiz faculdade de Comércio Exterior, mas depois parei. E minha mãe então me contou que tinha me inscrito em um vestibular e passei. Só depois que descobri que era de pedagogia e está aqui o resultado.

6 Quando se tornou vice-diretora, quais eram suas metas?

Tinha várias. Tornar o Barão uma escola maravilhosa, com alunos educados e tudo o que tinha direito, mas todo o seu ideal vai por água abaixo quando se vê as dificuldades que se tem para fazer tudo isso. Por exemplo, meu sonho era sair da direção com aquela quadra coberta, faz anos que quero isso, mas nosso sistema educacional não nos ajuda. Então o que posso fazer? Nada.

7 Alcançou algumas delas?

Sim, tenho orgulho do turno da manhã, a grande maioria é legal conosco. Claro que há alguns que estragam, mas é normal. Se comparar com os outros turnos, este é o melhor fruto do nosso trabalho em equipe. Ah! Qual eu alcancei? Bem os primeiros anos (Ensino Médio) pela manhã. Tenho muito orgulho deles.

8 Quais são seus projetos para o futuro?

Educação de qualidade, é isso. Que consigamos ter um estudo melhor para todos. Como por exemplo os primeiros anos, que são meu orgulho, mas eu já disse isso....

9 Este ano vimos mudanças na área pedagógica, esta nova equipe ajudou ou não na melhoria do Barão?

Ajudou. Mas o que acontece, eles tem que ter um vínculo com o colégio ( vestir a camisa da escola). Os novos pedagogos sempre trabalharam em escolas particulares, portanto ainda não pegaram o ritmo de uma escola estadual, mas com o tempo tudo se resolve, acredito nisso.

10 Uma frase que lhe acompanha?

" Antes só do que mal acompanhada ".

( Ela falou esta frase, porque no meio da entrevista disse que várias coisas faz sozinha, pois não gosta de esperar os outros e sempre gosta das coisas para ontem, mas mesmo assim disse que o Barão só é o que é hoje por possuir um equipe competente. )




Espero que tenham gostado ^^

Bom é só!

Kissus Su-chan.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A vez dos meninos!

Os meninos do Sócanelas já publicaram seu primeiro trabalho na aba criada para eles: “Boys side”. Há o perfil do Cézar e depois, as primeiras respostas às perguntas feitas pelas meninas do Barão. A função desta nova seção aberta no Blog é divulgar e valorizar o jeito masculino de pensar e resolver as coisas. E mostrar que os homens também são sensíveis e encantadores. O “Boys side” está sob a responsabilidade do Leonardo.
Brevemente, outro menino participará com um post novo junto com a Kathleen. É o Guilherme que, por coincidência, é primo do lléo.
Vou deixar vazar uma informação. Na segunda-feira, os meninos do Sócanelas vão atender a uma pergunta de uma pessoa muito ilustre: a vice-diretora Izabela! Não percam!
Professora Suzana

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Mito da Caverna de Platão e o triste episódio do Blog

O Mito da Caverna, escrita por Platão entre 380 a 370 a.C, é uma das mais poderosas metáforas para descrever a situação em que se encontra boa parte da humanidade. Este filósofo, de modo sombrio, critica aquela parte da humanidade que acredita que está condenada a ver as sombras do mundo como única realidade.
Este diálogo de Platão, criada há quase 2500 anos, imaginou toda a humanidade presa desde a infância no fundo de uma caverna, obrigada pelas correntes que a prendia a olhar sempre a parede em frente. O que veria então? Por detrás do muro onde os demais estavam aprisionados, com uma pequena iluminação vindo do fundo, os habitantes daquele triste lugar só poderiam enxergar as sombras de objetos, surgindo e se desafazendo diante deles. Era assim que viviam os homens, acreditavam que as imagens fantasmagóricas que apareciam aos seus olhos (que Platão chama de ídolos) eram verdadeiras, tomando o espectro pela realidade. A sua existência era pois inteiramente dominada pela ignorância (agnóia).
A média das pessoas vive uma rotina frustrante: acordam, comem, trabalham/ estudam, namoram, dormem. E assim é sua vida inteira. Sem nenhuma perspectiva, limitados cognitivamente, culturalmente, espiritualmente até a morte. Uma vida voltada para o imediatismo, para o consumo, para o egocentrismo. Não há espaço para a arte, a cultura, a caridade. São os habitantes da caverna.
Um dia, alguém se libertou daquela deprimente ignorância e saiu para a liberdade. Primeiro, ofuscado pela grande claridade do sol, nada enxergou. Aos poucos, sua visão se acostumou à luz e pôde perceber as sombras, depois as imagens e finalmente a infinidade de elementos do exterior. Assim, surpreendido, percebeu a existência de uma realidade totalmente oposta àquela da caverna. O universo se escancarava inteiramente diante de si.
Possuindo o conhecimento, ele resolveu voltar para contar aos outros o que aprendera. Seus companheiros, sentindo-se amedrontados pela possibilidade de seu mundinho desmoronar, acomodados com aquela rotina, covardes para assumir uma possibilidade de mudança, primeiro não acreditaram em suas palavras. Depois, tentaram silenciá-lo com suas caçoadas, então resolveram espancá-lo. Como ele ainda falasse no que viu e os convidasse a sair da caverna, terminaram por matá-lo.
Recentemente, adicionamos um gadget no Blog, chamado Deixe seu recado . O objetivo era maior interação com o público apreciador de nosso Blog. Recebemos felicitações pelo resultado do Concurso de Redação, vimos que há pessoas fora de nosso Colégio que nos acompanham. Porém, nos últimos dias, este recurso, idealizado por uma excelente aluna para ser um veículo de comunicação sadio, tornou-se palco de comentários depreciativos em relação ao Blog e ao trabalho das alunas que o publicam. Estes ataques vieram de pessoas protegidas pelo anonimato. Atualmente, batizamos os e-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento, torpedos com fotos e textos constrangedores de cyberbullying. Há três personagens principais neste tipo de violência: o agressor, a vítima e a plateia. Com certeza, este é um belo tema a ser trabalhado, ano que vem, nas salas de aula.
Infelizmente, enquanto a consciência não se elevar, é necessário que as autoridades tenham atitudes arbitrárias e autoritárias. Por isso, retirei o gadget de circulação. Quando, através da educação, as consciências despertarem, não serão necessárias as punições. Os leitores já deduziram quem são os moradores da caverna, não é?
Atualmente, desfrutamos de mais liberdade, justiça. Os sujeitos que saem da caverna não são mais condenados, queimados vivos ou enforcados. Os heróis modernos são protegidos pela lei, seus feitos são divulgados pela mídia, entidades que defendem os direitos humanos são seus companheiros. Vivemos em mundo melhor, mais tolerante, tempo propício para o surgimento de grandes pessoas. Quero destacar algumas com as quais convivo bem de perto: Endgel, Suzana, Michele, Ana Gabrielly e Maynara. Elas se destacaram nesse semestre por serem as administradoras deste Blog. Com responsabilidade e criatividade, organizaram o roteiro da semana, escolheram os assuntos a serem publicados, buscando atingir a diversos gostos. Procuraram valorizar seus professores e colegas de classe. Foi para elas que escrevi este texto.
Professora Suzana